domingo, 2 de novembro de 2008

Teoria da atividade

Atividades desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio
E.E.B. Adolfo Silveira na Feira de Ciência e Tecnologia realizada no dia 22/08/2008
Prof: Ivone

Problematização:
Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas e conferências fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências naturais. Aliás, uma das etapas da maior importância do método científico, justamente aquela que distingue uma ciência exata dos demais ramos do conhecimento humano, é a experimentação.

Com a experimentação comprovamos a validade de nossas hipóteses, com o objetivo de aprendermos mais. Se nosso trabalho foi bom, outros também poderão aprender com ele; mas, para isso, devemos apresentá-lo de maneira adequada. Em vista ao exposto as feiras são uma grande oportunidade de se expor um pouco do que se trabalha no dia-a-dia de forma mais atrativa para os alunos e para todos os que acompanham os trabalhos desenvolvidos na escola.

Objetivos: Aproximar a teoria da prática.

Ações: Desenvolver diversas experiências, relacionadas a conteúdos estudados.

Exemplo:

Atividade desenvolvida pelos alunos: Cimara, Cristiane, Daniela, Gian
Teste da Chama:
Objetivo: Demonstrar que certos materiais podem receber luz visível quando recebem energia.
Material:
Lamparina
Arame
Pregador
Sal de cozinha
Sulfato de cobre
Cal
Procedimento: Corte um pedaço de arame, fixe uma ponta no pregador, molhe o arame com um de água e coloque na solução aquosa de sal de cozinha, leve a ponta do arame novamente na chama e observe, o que aconteceu,limpe novamente o arame até que a chama permaneça inalterada, repita com as demais soluções, anote os resultados.

. Cromatografia (alunos: Natiele, Juliana, Silvane e Maritânia)
Objetivo: Realizar a separação de alguns pigmentos que compõem uma determinada tinta.
Material Utilizado: Béquer
Reagentes: Álcool e papel de filtro
Procedimentos: Com uma tesoura, corte uma tira de papel de filtro de aproximadamente 6mm de largura e 40 mm de comprimento. Com uma caneta hidrográfica disponível, faça uma pequena marca a aproximadamente 12mm de uma das extremidades. Coloque a tira de papel com a extremidade mais próxima da marca em contato com o álcool. Observe e anote. Tente explicar o que aconteceu.

Acidez e Basicidade (alunos: Jean, Leandro, Tiago, Cedenir)
Objetivo: Estudar o comportamento de alguns indicadores em relação aos meios ácidos e básicos.
Material Utilizado: Tubos de ensaio
Reagentes: Hidróxido de sódio - NaOH (1), ácido clorídrico - HCl (2), hipoclorito de sódio - NaClO (3), água destilada (4), vinagre – ácido etanóico – C2H4O2(5). E outros.

Procedimentos: Coloque a Fenolftaleína em contato com a substância presente no tubo de ensaio. Observe e anote. Tente explicar o que aconteceu.

Foram realizadas outras experiências como: tinta invisível, sangue do diabo, determinação da porcentagem do álcool na gasolina e outras.

Nenhum comentário: